Fala de Artista
Ana Avelar e Magnólia Costa
Numa parceria entre o Alê Espaço de Arte com as professoras Ana Avelar e Magnólia Costa lançamos o curso “Fala de Artista”. Queremos ampliar a sua visão de mundo, dar consistência ao seu repertório, ajudá-lo a se desenvolver plenamente.
O curso busca fornecer um acompanhamento crítico direcionado a artistas que desejam desenvolver a habilidade de apresentar seu próprio trabalho. Concebido e ministrado pelas críticas Ana Avelar e Magnólia Costa, este combina aulas expositivas, que abordam conceitos e técnicas discursivas, e encontros voltados para exposição da poética de cada artista e recepção do grupo.
Pede-se enviar o PDF do portfólio para o e-mail [email protected] logo após a inscrição no curso.
Programa
O curso alterna aulas expositivas e exercícios de elaboração discursiva realizados coletivamente. O conteúdo das aulas é restrito aos inscritos e será compartilhado durante os encontros.
Serão 8 aulas, destas 4 serão teóricas ministradas pelas professoras Magnólia Costa e Ana Velar, e 4 aulas destinadas à roda de crítica;
As aulas serão online de quintas-feiras das 18h às 20h nas seguintes datas: 15/02; 22/02; 29/02; 07/03; 14/03; 21/03; 04/04; 11/04.
Para quem é indicado
Artistas, artistas-educadores, designers, arquitetos, docentes e estudantes de áreas correlacionadas.
O que você vai aprender
Análise da produção artística pessoal a partir de conceitos e técnicas abordados no curso. Elaboração do discurso autoral claro e direto, voltado para comunicação do artista em seu meio profissional. Uso em projetos para instituições e galerias, editais e na apresentação para curadores.
O que você vai receber
Material de apoio contendo: seleção de imagens, websites e bibliografia, gravação das aulas no final do curso e participação da exposição curada por Isabel Villalba ao final do curso.
Sobre Magnólia Costa
Aliando análise rigorosa, linguagem clara e informalidade no trato com o público, aulas e palestras com Magnólia Costa favorecem a aquisição de conhecimento pelo estímulo do pensamento global.
Magnólia Costa introduz a crítica no campo da história da arte, ou seja, analisa a obra de arte à luz de conceitos filosóficos e do contexto sociocultural em que ela foi produzida. Suas aulas abrem um campo de reflexão mais profundo, onde a abordagem do objeto artístico favorece a formação de sinapses e, dessa maneira, uma nova compreensão da história.
Mais informações em magnoliacosta.art/sobre
Sobre Ana Velar
Professora de crítica e história da arte. Realizou exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), Farol Santander São Paulo, SESC Pompéia, entre outros. É conselheira do Premio Pipa. Participa de júris de prêmios nacionais, como o Marcantonio Vilaça – do qual foi finalista em 2017 –, Select Arte e Educação, Rumos Itaú Cultural, além do Jabuti em 2019. No mesmo ano, foi ganhadora do programa Intercâmbio de Curadores, promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) em parceria com o Getty Research Institute. Sua exposição Triangular: arte deste século, realizada na Casa Niemeyer em 2019, foi eleita melhor coletiva institucional do ano pela enquete pública da revista Select. Em 2020, a mostra foi eleita melhor projeto adaptado ao digital. É membra do Conselho Internacional de Museus – ICOM desde 2019 e da Associação Brasileira de Críticos de Arte – ABCA desde 2021.
Informações
Cronograma: Às quintas-feiras dia 15/02; 22/02; 29/02; 07/03; 14/03; 21/03; 04/04; 11/04.
Horário: das 18h às 20h.
Local: Encontro online pelo zoom.
Número de vagas: 20 pessoas
Investimento: R$1500,00