Grupo de Estudos de Pesquisas Aprofundadas em Poéticas Visuais
O Alê Espaço de Arte oferece o um novo Grupo de estudos de pesquisas aprofundadas em poéticas visuais com Paulo Gallina, uma oportunidade única para artistas que desejam aprofundar seu entendimento e aprimorar sua prática nas artes plásticas. Ao longo de sete meses, os participantes terão a chance de engajar-se em leituras detalhadas sobre a produção atual, com foco nas suas próprias obras e nas discussões mais recentes sobre a arte contemporânea.
O que o Curso Oferecerá:
Este grupo de estudos é um mergulho profundo nas artes plásticas contemporâneas. Os participantes, ao lado do crítico e curador Paulo Gallina, serão guiados por um processo de reflexão e análise crítica de suas produções artísticas. O curso inclui:
- Apresentação e discussão das pesquisas plásticas individuais.
- Leituras de textos sobre teoria e prática das artes plásticas contemporâneas.
- Reuniões semanais às terças-feiras para debates e feedback.
- Visitas a exposições importantes em São Paulo.
- Leitura e discussão de textos especializados.
- Exposição final das obras no Alê Espaço de Arte
Objetivos do curso:
Aprofundar a Pesquisa Artística, Desenvolver Estratégias de Apresentação, Elaborar Modelos de Apresentação, Revisar o Portfólio, Explorar Modalidades de Exposição, Interagir com Teorias Contemporâneas, Receber Feedback Especializado, Realizar uma Exposição Final.
Informações
Cronograma: Todas as Terças-feiras durante 23 aulas (curso + exposição)
Horário: das 19h às 21h
Local: Reuniões no zoom
Número de vagas: 6 vagas
Investimento: R$650,00 em 7 parcelas ou R$4.235,00 à vista.
Para mais informações e inscrições envie um email para [email protected]
Paulo Gallina é Crítico de arte e curador independente, Paulo Gallina é bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Participou do Grupo de Estudos de Crítica e Curadoria da ECA-USP orientado pelo professor doutor Domingos Tadeu Chiarelli (2009-2012) durante sua formação. Colaborou como crítico residente com os espaços independentes: Ateliê OÇO (2010) e o Ateliê 397 (2013). Atuou como pesquisador e curador no Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake (2010-2013). Ministrou cursos de sobre história da arte em cursos de extensão no Instituto Tomie Ohtake (2013); no Instituto Itaú Cultural(2014); e no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP (2018). Nos últimos anos curou as exposições: Nino Cais: Das Bandeiras e dos Viajantes (SESC, São Carlos, Ribeirão Preto e São Paulo, 2013); Primeira Leitura (Zípper Galeria, São Paulo, 2014); O saber da linha (LAB570, São Paulo, 2014/PINTA LONDON, Londres, 2015); Alguma coisa descartável (Museu de arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014); Apagamentos (Caixa Cultural, São Paulo, 2016); A vida das pessoas extraordinárias (Museu Nacional de Artes Visuais, Montevidéu, 2017); Máquina sem palavras (Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Curitiba, 2017); Terra em Chamas (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2018); entre outras. Publicou livros e catálogos, destacando as leituras críticas do e-book Acervo: outras abordagens Volume II, publicado pelo Museu de arte contemporânea da USP, e o ensaio Sobre calar elaborado para o catálogo da exposição Os primeiros 10 anos, realizada no Instituto Tomie Ohtake, da qual também foi um dos curadores.