Grupo de Estudos de Pesquisas Aprofundadas em Poéticas Visuais

Grupo de Estudos de Pesquisas Aprofundadas em Poéticas Visuais
agosto 26, 2024 zweiarts

Grupo de Estudos de Pesquisas Aprofundadas em Poéticas Visuais

O Alê Espaço de Arte oferece o um novo Grupo de estudos de pesquisas aprofundadas em poéticas visuais com Paulo Gallina, uma oportunidade única para artistas que desejam aprofundar seu entendimento e aprimorar sua prática nas artes plásticas. Ao longo de sete meses, os participantes terão a chance de engajar-se em leituras detalhadas sobre a produção atual, com foco nas suas próprias obras e nas discussões mais recentes sobre a arte contemporânea.

O que o Curso Oferecerá:

Este grupo de estudos é um mergulho profundo nas artes plásticas contemporâneas. Os participantes, ao lado do crítico e curador Paulo Gallina, serão guiados por um processo de reflexão e análise crítica de suas produções artísticas. O curso inclui:

  • Apresentação e discussão das pesquisas plásticas individuais.
  • Leituras de textos sobre teoria e prática das artes plásticas contemporâneas.
  • Reuniões semanais às terças-feiras para debates e feedback.
  • Visitas a exposições importantes em São Paulo.
  • Leitura e discussão de textos especializados.
  • Exposição final das obras no Alê Espaço de Arte

Objetivos do curso: 

Aprofundar a Pesquisa Artística, Desenvolver Estratégias de Apresentação, Elaborar Modelos de Apresentação, Revisar o Portfólio, Explorar Modalidades de Exposição, Interagir com Teorias Contemporâneas, Receber Feedback Especializado, Realizar uma Exposição Final.

Informações

Cronograma: Todas as Terças-feiras durante 23 aulas (curso + exposição) 

Horário: das 19h às 21h
Local: Reuniões no zoom
Número de vagas: 6 vagas

Investimento: R$650,00 em 7 parcelas ou R$4.235,00 à vista. 

Para mais informações e inscrições envie um email para [email protected]

Paulo Gallina é Crítico de arte e curador independente, Paulo Gallina é bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Participou do Grupo de Estudos de Crítica e Curadoria da ECA-USP orientado pelo professor doutor Domingos Tadeu Chiarelli (2009-2012) durante sua formação. Colaborou como crítico residente com os espaços independentes: Ateliê OÇO (2010) e o Ateliê 397 (2013). Atuou como pesquisador e curador no Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake (2010-2013). Ministrou cursos de sobre história da arte em cursos de extensão no Instituto Tomie Ohtake (2013); no Instituto Itaú Cultural(2014); e no Centro de Pesquisa e Formação do SESC-SP (2018). Nos últimos anos curou as exposições: Nino Cais: Das Bandeiras e dos Viajantes (SESC, São Carlos, Ribeirão Preto e São Paulo, 2013); Primeira Leitura (Zípper Galeria, São Paulo, 2014); O saber da linha (LAB570, São Paulo, 2014/PINTA LONDON, Londres, 2015); Alguma coisa descartável (Museu de arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 2014); Apagamentos (Caixa Cultural, São Paulo, 2016); A vida das pessoas extraordinárias (Museu Nacional de Artes Visuais, Montevidéu, 2017); Máquina sem palavras (Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba, Curitiba, 2017); Terra em Chamas (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2018); entre outras. Publicou livros e catálogos, destacando as leituras críticas do e-book Acervo: outras abordagens Volume II, publicado pelo Museu de arte contemporânea da USP, e o ensaio Sobre calar elaborado para o catálogo da exposição Os primeiros 10 anos, realizada no Instituto Tomie Ohtake, da qual também foi um dos curadores.