Workshop Fotografia Híbrida: Intervenções e ressignificações

Workshop Fotografia Híbrida: Intervenções e ressignificações
junho 28, 2024 zweiarts

Workshop Fotografia Híbrida: Intervenções e ressignificações

Este workshop busca estimular a percepção da fotografia como linguagem artística e ferramenta de expressão, através da prática da fotografia híbrida. O conceito de “fotografia híbrida” é sinônimo de fotografia contemporânea, múltipla, experimental, manipulada, construída, contaminada, entre outros. Nesse sentido, a fotografia híbrida visa a criação de imagens fotográficas criativas a partir da diversidade e multiplicidade dos procedimentos, buscando subverter os modelos da fotografia convencional.

Nestes encontros os participantes serão estimulados a um processo prático de investigação e experimentação, interferindo e ressignificando imagens fotográficas através de processos manuais. Para tanto, os participantes trabalharão com imagens fotográficas impressas em diferentes tipos de papéis, interferindo nelas de diversas formas: com rasgos, ranhuras, tintas, textos escritos e outros elementos possíveis que permeiam o conceito inerentes às imagens.

Os encontros serão teóricos e práticos, com projeção de imagens, práticas guiadas e apresentação de diversas técnicas e fotógrafos que trabalham na área da fotografia e da arte contemporânea. Propõe-se aqui, um mergulho reflexivo sobre a construção da imagem fotográfica, possibilitando construções e hibridismos, buscando no próprio processo a utilização de diferentes suportes e apresentações possíveis para o trabalho artístico.

Detalhes Práticos:
Data e Horário: Sábado, dia 13/07, das 10h00 às 17h30 + intervalo de almoço.
Número de Vagas: 8 vagas
Público-alvo: Artistas, arte-educadores, fotógrafos e interessados em artes visuais.
Valor: R$350,00 por participante

Conteúdo Programático:
– Exploração da fotografia híbrida e processos de experimentação manual
– Análise das singularidades da imagem impressa
– Introdução à experimentação artística
– Apresentação de artistas e técnicas de criação
– Exercícios práticos guiados
– Orientação para desenvolvimento de trabalhos pessoais
– Análise crítica dos resultados e finalização

Materiais Necessários:
– Câmera fotográfica própria [aqui inclui-se celular]
– Mínimo de 03 imagens fotográficas impressas (em papel fotográfico, couchê, sulfite ou similar)

Educadora/Artista:
Lilian Barbon (Florianópolis-SC) é fotógrafa, artista visual, arte-educadora e curadora. Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Especialista em “Fotografia: Práxis e discurso fotográfico”, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

É professora/colaboradora na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis-SC, e facilitadora dos seguintes cursos/ workshops/oficinas de fotografia e artes visuais (por todo território nacional): Fotografia e Artes; Fotografia e Arte Contemporânea; Fotografia Híbrida; Fotografia: Diante da Dor dos Outros; Cianotipia, Marrom Van Dyke e Antotipia; Fotografia: Corpo e Autorrepresentação; Fotografia: O Corpo como Linguagem; Espaço de Criação Fotográfica: Corpo e Movimento; Fotografia Pinhole – Foto com Lata; Fotografia Light Painting – Pintando com a Luz.

Desde 2002 realiza pesquisas na área da fotografia artística, participando de exposições e festivais de fotografia dentro e fora do país. Entre suas exposições individuais, destacam-se: “Memórias Subterrâneas”, “Memórias”, “Paisagens Transversas”, “Women’s”, “Autorretrato” e “Cronofotografias do Self”. Possui experiência em curadorias e produção de eventos culturais. É Fundadora e coordenadora dos seguinte Projetos e Eventos: Projeto Luz na Lata – Oficinas de Fotografia Pinhole; Projeto Caixas Mágicas – Construção de Câmaras Escuras; Pinhole Day Floripa (2017 e 2018) na cidade de Florianópolis-SC;

Para mais informações e inscrições, entre em contato através de nosso email [email protected] ou ligue para 2548-8508.

Prepare-se para expandir suas habilidades fotográficas e mergulhar na criatividade da fotografia híbrida. Não perca essa oportunidade única de explorar novas formas de expressão visual!