BE HERE NOW

BE HERE NOW
abril 6, 2015 zweiarts

BE HERE NOW

Joan Grubin | Marietta Hoferer | Michael Kukla | Fábio Leão | Ilene Sunshine | Alexandra Ungern-Sternberg | Andrey Zignnatto

Andrey Zignatto, Esfera-Estrutura e ao fundo Michael Kukla, Dark Cloud

BE HERE NOW / AQUI E AGORA É UM PROJETO CURATORIAL DESENVOLVIDO EM COLABORAÇÃO COM QUATRO ARTISTAS DE NOVA YORK. BASEADO EM UMA SÉRIE DE EXPOSIÇÕES COM SEUS TRABALHOS E DE OUTROS ARTISTAS, O PROJETO OFERECE UM ANTÍDOTO SUTIL PARA UM AMBIENTE CADA VEZ MAIS SATURADO PELA MÍDIA.

Após a sua exposição inaugural em Nova York em novembro de 2014, agora estes artistas juntam forças com três artistas de São Paulo para criar uma nova interação no espaço expositivo Ateliê Alê. Empregando materiais simples, os trabalhos convidam a uma consciência da fisicalidade do presente momento. Neste caso, a arte nascida de investigações individuais com a matéria, independe da linguagem e da teoria.Ostensivamente minimalista e aparentemente simples, a exposição apresentada no Ateliê Alê convida a uma sensação enigmática, um olhar concentrado através de uma moderação de recursos. Na instalação de Joan Grubin, Coastal Vibrations, pedaços de papel criam uma energia óptica hipnótica atravez de tramas, que se sobressaem da superfície do suporte. Composto por fita adesiva sobre papel, S-Series de Marietta Hoferer, absorve e reflete a luz em uma infinidade de formas geométricas que parecem em constante movimento dependendo do ponto de vista do espectador. Michael Kukla emprega fita gaffer preta (fita adesiva de borracha) criando um efeito ilusório em sua instalação escultórica Dark Cloud, uma massa orgânica ondulante que parece expandir-se diante dos olhos. A impressão arquitetônica feita por Fábio Leão em Reconfiguração de Espaços Específicos 5 (MacDowell Colony), é gerada a partir de decalques de superfícies da arquitetura original, posicionadas diretamente na parede, dando origem a um efeito gráfico surpreendente na entrada do espaco. Em Suite for SP, Ilene Sunshine trabalha com papel artesanal, transformando lixo plástico em relíquias ocultas em que cada objeto flutua em um quadro de estencil de folhas de mamão. O vídeo de Alexandra Ungern-Sternberg, Die Fliege [A Mosca] se concentra em um único momento na vida de uma mosca comum, deslocando o olhar do espectador empaticamente a uma escala microscópica. E Andrey Zignnatto esculpe um desenho no espaço com esqueletos de guarda-chuvas desprovidos de tecido em sua obra Esfera-Estrutura.

“Be Here Now atribui seu título ao livro, Remember: Be Here Now (Esteja Aqui Agora) de Ram Dass (1971), influente psicólogo americano e mentor espiritual cujo texto tornou-se ícone cultural nos EUA durante as sísmicas convulsões sociais e políticas que surgiram nos anos 1960 e 70.”

Michael Kukla, Dark Cloud

Joan Grubin, Coastal Vibrations

Esta exposição é uma afirmação da proposta de Ram Dass através da quietude e foco pessoal interno. Mais de 40 anos após a publicação do seu influente manual, quando o nosso conhecimento é cada vez mais mediado pelas telas digitais, Be Here Now é um convite para desacelerar e realmente entrar em si mesmo. Um lembrete, embora a tecnologia seja uma ferramenta vital, não é substituto para estar aqui, agora.