Escrita em Artes Visuais com Shannon Botelho
Serviço
Datas: Terças feiras: 15/03, 29/03, 12/04, 26/04, 10/05 e 24/05
Horário: 18:30 às 21h
Tipo: Online por meio da plataforma ZOOM Duração: 3 meses
Investimento: R$200,00 por mês
Este espaço de acompanhamento e pesquisa, destina-se aos artistas, profissionais da cultura, pesquisadores, críticos e demais interessados que desejem desenvolver as suas habilidades de escrita, como forma de pensamento ou como poética.
Nos encontros, serão abordados os modelos e métodos de escrita empregados por críticos, artistas e demais pesquisadores, bem como o manejo e utilização das palavras por artistas em suas produções. Através de conversas, leituras e exercícios práticos serão abordados meios de descrever trabalhos, aprimorar formas de descrição e narrativas, construção justificativas sobre pesquisas (individuais e coletivas), produção de textos para editais e portfólios ou ainda a produção de textos como meio expressivo.
Objetivo
Propiciar estudos e experiências de escrita em arte, como um modo autoral de produção artística ou crítica.
Estrutura
A estrutura dos encontros é teórico-prática. A cada encontro será estabelecido um diálogo, originado nas experiências do grupo. A princípio, serão abordadas as ligações históricas entre texto e imagem, arte e crítica, texto como arte. Em segundo momento, partindo de contextos previamente escolhidos, serão realizados exercícios de descrição, síntese e construção textual, bem como análise e construção de textos, projetos e afins.
Etapas do Programa
- As Histórias da Arte e a Escrita: interlocuções do pensar e redigir
- Pensar sobre o pensar: crítica de arte e texto de artista
- Textos de artista: modelos, meios e destinações
- Estruturas e modelos textuais em Arte: Portfólio
- Estruturas e modelos textuais em Arte: Projetos
- Estruturas e modelos textuais em Arte: Editais
Shannon Botelho é crítico de arte, curador independente e professor no Departamento de Artes Visuais do Colégio Pedro II (RJ). É doutorando em História e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes/UFRJ em parceria com a École des Hautes Études en Sciences Sociales/CRBC (Paris). Foi curador nas exposições: A sós (2015); Abstrato Possível, Concreto Real (2017); Balangandãs (2018); Paisagem Grão de Areia (2018); O que você guarda tão bem guardado (2019); Da Linha, o Fio (2019), Impulsos Imitativos (2019), Estruturas Improváveis (2020) e Illusions (2021).