Com-formar
Período expositivo de 03 de agosto até 31 de agosto de 2024
O projeto consiste em elaborar uma intervenção na Alê Espaço de Arte, usando como base rejeitos da construção civil encontrados em caçambas de lixo dispostas pela cidade de São Paulo, as quais estou em contato em meus percursos diários. A proposta lidará com o imprevisto, com a confiança no ambiente urbano e a negociação na composição entre os materiais.
A ideia de conformação vem atrelada com o forte significado de aceitar uma situação imposta. Na engenharia, a conformação mecânica refere-se a um conjunto de processos utilizados para modificar a forma de materiais através de deformações. Na cidade espaços são configurados, conformados e circunscritos de diferentes maneiras, mas todas com um objetivo em comum, de delimitar o que é público e o que é privado.
Tenho como objetivo investigar estes descartes, seus padrões, materiais e formas, através da recombinação dos mesmos no ambiente expositivo. Refletir também sobre a precariedade e a obsolescência que recaem sobre o construído. Além de pensar sobre quais espaços dentro de uma cidade não são passíveis de serem esquadrinhados e alugados.
Anderson Marques