Exposição “Se você quer ir longe, vá em grupo”
“Se você quer ir rápido, ande sozinho, se quer chegar longe, vá acompanhado” (Provérbio africano)
Nos dedicamos a testar a hipótese de que a arte é capaz de explicitar as estruturas do privilégio e da opressão, oferecendo-nos a possibilidade de conhecer algumas chaves para enfrentar as violências que a desigualdade propicia, em favor da dignificação da vida e do respeito à sua diversidade radical.
[Se você quer ir longe, vá em grupo] é o coletivo de produção e pesquisa de arte contemporânea da Uberbau_house, através do qual buscamos construir um espaço de colaboração e debate entre artistas da América Latina, orientado a questionar como somos capazes de afetar o mundo, a partir de nossa prática cidadã e nosso trabalho com a administração dos símbolos.
Permeados pela fragilidade institucional de nossos contextos e pela dependência colonial de como fomos narrados, queremos propor trabalhos que tragam o foco para a discussão sobre o direito, a justiça social e o poder popular.
Queremos insistir em práticas artísticas que investiguem e questionem a pertença, a certeza e a endogamia; e articulem as dinâmicas, imagens e discursos que nos deem ferramentas para a negociação de políticas inclusivas.
Consideramos que nossa coragem deve estar direcionada ao encontro com o outro, com quem não concordamos, rumo ao entendimento de um lugar que não ocupamos, com o objetivo de estabelecer a confiança que nos permita aprender o que nos é estranho.
Queremos que a articulação de nossas vozes e nossas posições nos permita provocar nossas possibilidades, e enquanto escrevemos nossas histórias, também afetamos a maneira como a arte é pensada e produzida na América Latina.
Acreditamos que não estamos sozinhos nisso, e por isso, se queremos ir longe, o faremos em grupo.
Federico De La Puente;
Guillermina Bustos;
Jorge Sepúlveda T.